top of page

Festival Palco Livre de 2022

14 e 15 de Julho

 

*As inscrições enviadas até o às 23:00 do dia 20 de Junho terão desconto de 10% ou enquanto houver vagas. As inscrições serão aceitas somente até o dia 30 de Junho. 

- R$ 2.000,00 de premiações em dinheiro 

- As maiores notas serão convidadas a dançar na Gala 

I OBJETIVOS :

-    Reunir obras coreográficas de diversas  modalidades e gêneros,  abrindo espaço para que estas recebam avaliações individuais e que possam ser  premiadas  pelo seu valor  artístico.

-    Criar um ambiente favorável à troca de vivências e experiências entre os participantes.

-    Promover ações que colaborem com o fortalecimento pedagógico e técnico da Dança.

 

A principal característica do Festival Palco Livre é a forma de avaliação e premiação, sempre direcionados ao incentivo.Os trabalhos são avaliados individualmente, ou seja,  a colocação depende exclusivamente da pontuação que o trabalho obteve dos jurados.

 

As escolas recebem o feedback (observações e apontamentos) de todos os trabalhos apresentados. Assim, podem avaliar e trabalhar os apontamentos com seus professores, coreógrafos e alunos.

INSCRIÇÕES:

01 - Cada trabalho coreográfico exige o seu formulário de inscrição individual, devidamente preenchido, sendo um formulário para preenchimento dos dados da escola ou grupo e o outro para as inscrições de coreografia - neste caso um formulário por coreografia.

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição de coreografia

CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição de dados da escola/ grupo

 

02 - Todas as informações, principalmente com relação a idade e categorias informados nos formulários de inscrição serão de total responsabilidade das escolas e grupos, podendo ser exigido a documentação dos bailarinos inscritos a qualquer momento do evento, com a possibilidade de desclassificação imediata. 

 

03 -  Todo e qualquer inscrito deverá portar - Xerox RG (direção, coreógrafos, assistentes, bailarinos e etc.) -xérox da Certidão Nascimento ou RG para intérpretes até 17 anos,  RG para intérpretes a partir de 18 anos. Carteira de vacina covid.

  

04 - Para conjuntos poderão estar fora da categoria até 30% do elenco

 

05 - As inscrições enviadas até o às 23:00 do dia 20 de Junho terão desconto de 10% ou enquanto houver vagas. As inscrições serão aceitas somente até o dia 30 de Junho.

II - CATEGORIAS:

Baby: 04 a 06 (Somente meia ponta)

Junior: 07 a 10 anos (Somente meia ponta)

Infantil: 11 a 13 anos

Juvenil: 14 a 16 anos

Amador: a partir de 16 anos

Avançado: a partir de 16 anos (Nesta categoria pode haver inclusão de profissionais) Master: a partir de 30 anos

Obs: tolerância de 20%, acima ou abaixo da faixa etária, na categoria inscrita.

III - MODALIDADES:

Ballet Clássico de Repertório: obras ou fragmentos de obras do repertório tradicional do balé clássico.

Ballet Clássico Livre: coreografias criadas pelos professores e/ou coreógrafos, seguindo os conceitos da técnica do ballet clássico.

NeoClássico: coreografias criadas pelos professores e/ou coreógrafos, inspirada pelos movimentos e a estética da técnica do ballet clássico.

Dança Contemporânea: linguagem corporal com dramaturgia do corpo, pensando na contemporaneidade e na liberdade, de diferentes estilos e formas de expressar os movimentos e a emoção.

Dança Moderna: técnica com diferentes fontes de referência e maior liberdade expressiva do corpo.

Jazz (e as suas vertentes): coreografias estruturadas sobre a técnica ou qualquer linguagem e vertentes do jazz, inclusive temas de musicais consagrados.

Danças Urbanas (Street, Hip Hop, Reggaeton entre outras): conjunto de estilos de danças de rua, com reflexos no movimento cultural.

Danças Étnicas e Danças Populares: danças regionais, populares e folclóricas, nacionais e internacionais, incluindo, flamenco, dança do ventre e as danças de salão.

Sapateado: trabalhos com técnicas de sapateado americano e/ou sapateado irlandês.

Estilo Livre: pode abranger as diversas técnicas de dança e estilos, com mais liberdade de expressão e criatividade artística.

IV - LIMITE DE TEMPO PARA AS COREOGRAFIAS:

Solos: máximo até 3´00 minutos

Duos e Trios: máximo até 4´00 minutos

Conjuntos: máximo até 6´00 minutos

Os Ballets de Repertório (Variação de Repertório, Pas de Deux, Grand Pas de Deux, entre outros) deverão respeitar o tempo original da obra.

V - TAXAS:

a) Valores das inscrições

Valor por coreografia

 

  • Solo/ Variação - 90,00

  • Duo - 100,00 (a dupla)

  • Trio - 150,00 (o trio)

  • Pas de deux - 100,00 ( a dupla)

  • Grand pas de deux - 200,00 (a dupla)

Conjunto (a partir de 04 componentes) - valor por participante

  • 01 coreografia - 50,00

  • Adicional por bailarino - por coreografia - 30,00

O bailarino que dança mais de 01 coreografia em conjunto deverá recolher mais R$30,00 por coreografia adicional.

Diretores e coreógrafos NÃO estão isentos da taxa de inscrição por coreografia, caso participem como bailarino no grupo.

Adicional de credenciamento (máximo 02 extras por grupo ): R$ 40,00 por cada adicional.

As inscrições enviadas até o às 23:00 do dia 20 de Junho terão desconto de 10% ou enquanto houver vagas.

As inscrições serão aceitas somente até o dia 30 de Junho. 

b) Pagamento dos Investimentos

O pagamento deverá ser feito integralmente, ou seja, cada grupo deve efetuar o pagamento referente ao total de participantes. Não serão aceitos depósitos individuais.

Após o preenchimento do(s) formulário(s), o responsável deverá enviar o comprovante de pagamento das inscrições para o Whatsapp: 11 953582123. Deverá informar o nome do grupo e o nome das coreografias inscritas. O prazo para envio é de até 05 dias úteis após o preenchimento do formulário, caso não seja enviado a inscrição não será validada.

Para pagamento dos investimentos, utilize a seguinte conta:

Banco do Brasil Ag.1552-0 conta 107558-6

Favorecido: Ricardo Gimenes Peres

CPF - 287 918 038-45

PIX - gimenes1680@gmail.com - Banco Inter 

VI - COMISSÃO JULGADORA

Os trabalhos serão analisados por uma comissão composta por até 03 membros que deverão atribuir uma única nota pelo trabalho apresentado.

Será consagrado vencedor na modalidade e categoria, o trabalho que obtiver a maior média a partir da mínima exigida.

Para se obter a média, soma-se as notas atribuídas pelo júri, dividindo diretamente o número de jurados na banca. Serão considerados até dois números inteiros após a vírgula para eventual desempate. Se persistir o empate, caberá ao Presidente da Banca do dia promover o desempate.

Para atribuir esta nota, o júri considerará, de acordo com as modalidades, os seguintes quesitos: técnica, musicalidade, estilo, adaptação (acima do necessário, perde-se o valor original da obra), coreografia, conjunto, ocupação do espaço cênico, enredo, tempo coreográfico.

PREMIAÇÕES

01- A premiação é oferecida pelo RESULTADO DA OBRA. Assim, serão premiadas as obras em:TROFÉU ou MEDALHA de 3ª COLOCAÇÃO : conjuntos ou solistas (até trio)- para todas as obras que atingirem  média de 6,6 ( seis, sessenta) à 7,50 ( sete, cinquenta).TROFÉU ou MEDALHA de 2ª COLOCAÇÃO: conjuntos ou solistas (até trios) - para todas as obras que atingirem a média de 7,51 (sete, cinqüenta e um) à 7.99  ( sete, noventa e nove).TROFÉU ou MEDALHA de 1ª COLOCAÇÃO: conjuntos ou solistas (até trios) - para todas as obras que atingirem  média  de 8,00 ( oito) e acima

 

PRÊMIOS  

 

- R$ 2.000,00 de premiações em dinheiro 

- As maiores notas serão convidadas a dançar na Gala

IX - DOS ENSAIOS

a) Os ensaios serão feitos nos dias das apresentações das 08h00 às 12h00

 

b) A ordem de ensaio e de apresentação será elaborada pela comissão técnica.

 

c) O grupo que não se apresentar no horário estipulado perderá a vez.

 

d) Os horários serão divulgados por e-mail ou pelo site

Obs Variação, Pas de Deux, Grand Pas de Deux, Solo e Duo farão somente reconhecimento de palco.Importante: OS TRABALHOS SERÃO CRONOMETRADOS DURANTE AS APRESENTAÇÕES, CASO ULTRAPASSEM O TEMPO PERMITIDO, SERÃO DESCLASSIFICADOS.

X - CENÁRIOS E ELEMENTOS CÊNICOS

É obrigatório que os grupos informem no momento da confirmação de participação a descrição detalhada dos cenários e elementos cênicos, bem como as necessidades técnicas para a sua devida instalação. Estas informações serão analisadas pela produção do Festival para serem aprovadas ou não.

XI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

a) Não serão permitidas apresentações com aves ou qualquer animal vivo, fogo, plantas e objetos que possam sujar o palco ou atingir a plateia. Fica proibido a apresentação de nus, sob pena de eliminação do grupo ou participante.

b) O cenário e iluminação serão iguais em todas as apresentações. Serão permitidos elementos cênicos simples e práticos. O grupo terá o tempo

c) Não serão permitidas as apresentações com conjuntos musicais ao vivo. As músicas deverão ser reproduzidas em PEN DRIVE. Os participantes deverão trazer duas gravações para cada música a ser executada. 

f) Cada participante ou grupo deverá chegar impreterivelmente uma hora antes do horário de sua apresentação. No momento da apresentação, o coordenador do grupo deverá estar presente junto a cabine de som e luz. Sua ausência implicará na eliminação do grupo. 

h) Cada grupo deverá ter um coordenador para organizar o uso dos camarins que serão coletivos. Os coordenadores dos camarins deverão manter contatos com a direção e palco, para controle de entrada e saída de cena. Os camarins deverão ser desocupados logo após as apresentações. A ordem de entrada nos camarins observará a ordem de entrada em cena. 

l) A comissão organizadora não se responsabilizará por perdas de objetos e valores nas dependências do teatro ou por problemas médicos que possam ocorrer com os participantes durante o evento. 

m) Fica proibido transitar com figurinos fora do local de apresentação, sob pena de eliminação. 

n) Após o credenciamento, será obrigatório o uso das identificações (crachás, pulseiras, etc.) que serão distribuídas aos participantes para acesso aos em locais restritos (ex: ensaios, palco, camarins, workshops). Cada grupo terá no máximo, 02 credenciais extras, com acesso aos locais restritos (ex: diretor e coreógrafo). 

o) As imagens dos solistas e grupos participantes do evento poderão ser utilizadas a critério da organização do Festival, para a divulgação de seus eventos. Na qualidade de responsáveis pelos inscritos, o coreógrafo e o diretor da entidade autorizam o uso de imagem do coletivo ou individual do participante, por meio de fotografia e filmagem, para venda e divulgação comercial, estando ciente que não cabe em nenhum momento reclamação alguma, indenização ou mesmo pagamento de valor antecipado ou posterior pelo uso de sua imagem. 

p) Ao se inscrever entende-se que os menores de 16 anos, são autorizados pelos responsáveis ou pelo diretor da escola a participar deste evento. 

r) Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Coordenação Geral, instância superior deste concurso. 

Aguardamos a presença de todos com muita arte, estudos, trocas, respiros e interações.

 

Esperamos vocês com muita dança. 

Ricardo Gimenes - Produção Executiva

João Pirahy - Coordenação Artística

bottom of page